LIMITES IMAGINÁRIOS









O QUE É LIMITES IMAGINÁRIOS?

É um projeto de instalação sobre os condicionamentos do homem contemporâneo. Tive essa ideia a partir da observação dos pássaros de cativeiro que, encontrando as portas de suas gaiolas abertas, continuam enclausurados.

A instalação contém uma gaiola dourada, com porta aberta, janelas e formato que lembra uma casa. Dentro dela, observamos uma boneca representando a natureza humana condicionada em seus papéis sociais e padrões estéticos. Ouvimos também sons de pássaros revelando a potencialidade natural do ser enclausurado. A referência ao dourado procura evidenciar o glamour ou supervalorização destas limitações, em contraponto com o aspecto desgastado da boneca.

Na primeira etapa do projeto, em 2014, filmei as reações do público a partir de uma microcâmera, em locais inusitados do ambiente urbano. Após promover o contato com a obra, realizei entrevistas, rodas de conversa e apresentei todo o material de registro em uma fan page.

Mas Limites Imaginários não para por aí... No momento, me dedico a pesquisar os condicionamentos de algumas comunidades, para, a partir desse resultado, desenvolver novas instalações. Nessa nova etapa, irei me apropriar de processos de investigação aprofundados, além de promover diálogos mais amplos com a sociedade.