30 de jun de 2014

Branded content, comunicação digital e o que vem depois?

A produção de conteúdo de marca e sua exibição em diferentes plataformas devem ser pautadas por histórias relevantes, que gerem diálogo e relacionamento continuo com os públicos. No meio de tantas mudanças, muita gente tem se perguntado: "O que vem depois?"

Considerei, como um ponto de partida inspirador para responder esta pergunta, o Eletrolux Design Lab. A Eletrolux tem construído sua identidade através da conexão entre design, arte e inovações que agregam valor à vida moderna sustentável.

Já o Eletrolux Design Lab se configura como um concurso de estudantes de design, e converge para um evento no qual participantes, de diferentes países, apresentam suas criações de produtos para a marca. O tema de 2014 é a casa como ambiente de relaxamento e paz de espírito. Entre as propostas, encontramos um purificador que limpa toalhas em minutos e um equipamento portátil que transforma um cesto de roupas sujas em máquina de lavar roupas.

Podemos conferir o conteúdo gerado por esta ação em diferentes mídias sociais, além de ser disponibilizado no site da empresa. As pessoas votam, comentam as criações e o interesse que possuem (ou não possuem) pelas mesmas, contribuindo para a oferta da Eletrolux.

Sendo assim, o que vem depois? Vamos considerar que os finalistas do concurso, considerados mais úteis, funcionais e adequados às normas de sustentabilidade podem chegar ao mercado, e, naturalmente, mudar as práticas da concorrência. Nesse caso, poderemos também observar a relevância das ações de conteúdo de marca, e a interação do público, influenciando diretamente na qualidade de vida do planeta. Chegaremos ao ponto de mudar o conceito de mercado consumidor para um rede colaborativa de soluções formada por empresas, clientes e comunidades?